Vivência Cinematográfica

1 de setembro de 2016


A convite dos organizadores do Lagoa Surfe Arte, evento dedicado à cultura surf que terá sua segunda edição realizada no final do mês de outubro em Floripa, assumi o desafio de coordenar uma Oficina de Produção Audiovisual de Surfe, dentro da programação do evento - que inclui ainda um festival de filmes de surf, exposições, palestras e oficinas de produção de moda e fabricação de pranchas.

Destinado a cinegrafistas e produtores audiovisuais (amadores ou profissionais) que tenham interesse em produzir conteúdos ligados ao surf, a oficina será realizada em três dias de aulas teóricas e práticas, incluindo uma saída de filmagem com surfistas profissionais em uma praia de Floripa. O curta-metragem coletivo produzido pelos participantes durante a oficina será exibido em tela grande no Cinema do CIC dentro da programação do festival, fechando um ciclo completo de realização.

Não me considero propriamente um diretor de filmes de surfe, nem tampouco um cinegrafista profissional, então convoquei para esta missão um grupo de colegas que considero altamente capacitados neste universo, para exporem a parte prática e teórica da captação de imagens, edição e finalização de um filmes de surf. São eles: Loic Wirth, Pablo Aguiar e Mark Daniel, além da assistência do videomaker Fabiano Sperotto, um dos organizadores do LSA.


 

Já publiquei aqui no Surf & Cult e em publicações especializadas algumas matérias sobre a produção audiovisual ligada ao surf e seus realizadores, como "Água Salgada nas Retinas" e "Um Novo Olhar" destacando o trabalho deste time de peso e seus antecessores que pavimentaram o caminho.

Assim, minha contribuição será oferecer um panorama sobre a produção de filmes de surfe ao longo do tempo, oferecendo uma reflexão crítica sobre o que se produz e quais objetivos são possíveis e interessantes de seguir. Neste sentido, explorar as formas de roteiro e conceituação de uma obra me parece um processo fundamental para que os participantes sejam estimulados encontrarem a "sua voz" e o "seu olhar” original dentro deste segmento - algo cada vez mais necessário em um mundo saturado de imagens e estímulos visuais.



É fato que hoje em dia é possível aprender quase tudo na vida assistindo a tutoriais na internet, e isso inclui a parte técnica de operação de câmeras, edição e tratamento de imagens. Então qual o sentido de realizar uma oficina como esta? A resposta resumida em uma palavra poderia ser: "Vivência", no sentido de oferecer a cada participante a oportunidade de conhecer de perto e ouvir as histórias de alguns profissionais consolidados na produção audiovisual de surf, além de fazer amizade com colegas com interesses afins em um ambiente inspirador como o espaço O Sítio, na Lagoa da Conceição.

Mas a vivência certamente fica muito mais rica quando inclui atividades práticas e interativas. Assim, a equipe aceitou o desafio proposto de proporcionar aos participantes uma experiência de criação audiovisual coletiva, desde a concepção do roteiro, passando pela captação de imagens de ação e todo o processo de montagem, edição e finalização do material. Tudo isso num espaço de três dias que prometem ser intensos para todos os envolvidos!


Mais informações: http://www.lagoasurfearte.com.br/oficina-cinema
Inscrições pelo email: oficinaslsa2016@gmail.com
foto de abertura: Gabriel Pesse



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails