Surf por Inteiro

30 de setembro de 2009



O catarinense Guga Arruda pode ser considerado um surfista completo, não só pelo seu talento sobre as ondas - foi top do circuito brasileiro por vários anos e bi-campeão catarinense profissional -, como pelas diversas atividades ligadas ao surf que realiza fora d`água, seja como shaper, surf-repórter, professor de escolinha, diretor de filmes e palestrante.

Figura muito conhecida em Floripa por quem pega ou não pega onda, Guga agora se lança em mais um projeto com o programa de rádio + Floripa, que estréia neste sábado às 11 horas, na Rádio Atlântida – 100,9 FM, onde ele já atua como surf-reporter.

A idéia é intercalar bate-papo com som ao vivo, num espaço descontraído para tratar de temas como esportes radicais, cultura e meio ambiente. Na estréia, Guga recebe o músico Moriel do Dazaranha e Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), um time que reflete bem a proposta do programa. O +Floripa terá uma hora de duração e será reprisado aos domingos, as 13 horas.



Nesta entrevista exclusiva ao Surf & Cult, Guga conta um pouco sobre este projeto e sua trajetória “multimídia” dentro do mundo do surf:

1 - Como surgiu a ideia de criar o programa +Floripa? Quais as suas expectativas em relação a este projeto?

Acredito que Floripa ja estava esperando um espaço como esse há algum tempo e eu acabei sendo um link entre a ilha e a Rádio Atlântida. Vamos trazer diferentes membros de diferentes grupos da comunidade, dando espaço pra galera usar a liberdade de expressão e divulgar seus valores, além de muita “surf music” e “Floripa music” na parada e também boletins sobre as condições do mar e das ondas.

2 - Você já é surfista profissional, surf-reporter, shaper, instrutor de surf, diretor de filmes e agora apresentador de programa. Como faz para organizar a sua rotina e dar conta de tantas atividades? Qual o seu foco atual?


Meu foco principal ainda é o surf performance e isso me dá força, argumento e conteúdo para atuar em todas essas outras áreas. Dar conta de todas essas atividades não é fácil, mas eu dou um jeito.



3 - Você recentemente lançou uma nova proposta de pranchas de surf. Fale um pouco sobre as caracteristicas destas pranchas e como enxerga a evolução dos shapes em termos de design e sustentabilidade?

Acredito ter dado um grande passo com a nova tecnologia da PowerLight, tanto na inovação, como na performance e na sustentabilidade. O resultado são pranchas muito leves, fortes e com controle de flexibilidade, produzida com materiais recicláveis como o EPS (isopor).

4 - Este ano você lançou o filme Arquivo Surf 3. Fale um pouco sobre esta produção, os filmes de surf que te inspiram e quais os teus planos futuros na área audiovisual?

Faço minhas próprias produções para a série Arquivo Surf e este ano fiz um pré lançamento do Arquivo Surf 3 no Floripa Cine Action. Atualmente estou trabalhando o canal Guga Arruda no Youtube, onde apresento as novidades aos espectadores e, pro futuro, pretendo seguir me divertindo com surf, belas imagens, musica e edição.



5 - A popularização do surf leva cada vez mais jovens e adultos a se iniciarem no esporte. Qual a sua visão sobre o crescimento das escolas de surf em Floripa? Como procura abordar com seus alunos os aspectos de competição x diversão, lazer e estilo de vida?

O surf faz por si só o trabalho de conquistar adeptos para os seus diferentes segmentos. O instrutor só precisa respeitar o aluno e perceber o seu caminho para ajudá-lo a se desenvolver dentro da sua própria natureza. Acredito que o papel das escolas é fundamental, principalmente pela segurança e educação dos novos surfistas.

6 - Como vai a sua carreira profissional? Como você imagina o seu futuro dentro do meio do surf? O que ainda deseja fazer?


Continuo competindo com o desejo vencer cada campeonato que participo. Pretendo surfar e filmar as melhores ondas do mundo e atingir o ápice da minha performance, me desenvolver como ser humano e entidade espiritual, usando a mídia como veiculo de luz e desenvolvimento da consciência coletiva.

2 comentários:

Felipe Siebert disse...

muito bom.. o Guga tem trabalhado bastante pelo surf aqui na nossa região...

Neko disse...

O Guga é o cara! Meu guru do surf. Neko

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails