Registros da Vila 2

1 de maio de 2010



Os dois dias finais de cobertura do Billabong Pro na Praia da Vila deram muito pano pra manga e muita informação a ser processada! Já que a esta altura quase tudo já foi dito sobre o campeonato, deixo aqui apenas alguns registros que considero relevantes, aproveitando a oportunidade que tive de presenciar todos os dias do evento.

Parabéns ao Jadson André pela vitória mais do que merecida, conquistada na base do talento e da consistência. Com simplicidade e alegria, ao final da maratona de baterias, ele pode finalmente afirmar com todas as letras que estava “amarradão”! (leia o meu post anterior). Um sentimento que contagiou a todos aqueles que puderam conferir ao vivo a sua incrível performance e torcer de verdade por um “herói local”.

Também é interessante ver o seu talento reconhecido por seus colegas estrangeiros, uma vez que muitos por aqui reclamam de uma certa arrogância e preconceito dos gringos com os surfistas brasileiros. Deixo então os elogios por conta dos registros deixados por alguns surfistas profissionais em seus twitters – que vocês podem conferir no blog Gravity Against Me.



“Jadson André, parabéns meu amigo, espero que você não esteja tonto demais por conta de todos aqueles aéreos 360º haha Coisa Linda!” (Jadson Andre well done my friend hope you're not too dizzy from all those 360 arials ha ha. Good stuff) – Mick Fanning.

"Lá vão os goofies, Jadson se iguala a Bobby Martinez no caminho mais curto para uma vitória no WCT, no seu terceiro evento. Parabéns cara” (Go the goofys, Jadson ties Bobby M record on the shortest track to a WCT win, 3rd event...Congrats mane”) – os Hobgoods.

"Pera aí, mudei minha passagem para presenciar o dia final do evento. Rolando surf de alto nível aqui no Brasil. Parabéns ao André!”
(Hold that, changed my ticket to witness the final day of the event. Some great surfing going on here in Brazil. Congratz to Andre!!) – Freddy Pattachia.

Vale também registrar o outro lado da moeda: se nos dois primeiros e chuvosos dias do evento, afirmei que a competição se arrastava monótona e cansativa, devo fazer justiça e relatar que os dois dias finais foram bem diferentes, com boas ondas, sol e bastante emoção para o público que foi crescendo à medida que as fases iam avançando.

Fora as inevitáveis polêmicas sobre critérios de notas em algumas baterias, a verdade é que, na minha opinião, os quatro melhores surfistas do campeonato chegaram as semifinais: Jadson, Dane Reynolds, Kelly Slater e Owen Wright – já que Jordy Smith não conseguiu repetir contra o careca as boas atuações das fases anteriores. Fora Slater, todos usaram e abusaram dos aéreos como a arma letal para pontuar bem baterias.

Cheguei a escrever uma longa análise sobre essa questão de desempenho e o peso do quesito “estilo” nos critérios de julgamento, mas resolvi deixar quieto este assunto, pelo menos no momento, pois mesmo assistindo detalhadamente ao videoteipe das ondas surfadas, nunca haverá um consenso sobre o que é melhor ou pior - mais ou menos como estas premiações musicais que tentam fazer juízo de valor ao gosto pessoal e intangível da arte.



No que se refere às condições do mar, no fim das contas a Praia da Vila, embora não tenha quebrado “de gala”, provou ter sido o palco ideal para a competição, pois era o pico que apresentava maior qualidade e consistência em Santa Catarina ao longo da janela de competição – se o evento tivesse sido programado para Floripa o cenário certamente seria desolador.

Nestes dois dias, o melhor de tudo foi poder acompanhar um campeonato cuja maior parte das baterias foi decidida com base no desempenho dos atletas sobre a prancha e não na sorte (ou falta dela).

Apesar de alguns períodos de calmaria, inclusive na grande final, as longas ondas da Vila proporcionaram espaço para todo tipo de manobras e o que se viu foi surf de altíssima qualidade. No saldo geral, valeu a pena encarar a maratona de baterias e presenciar Jadson André fazer história em sua terceira etapa na elite do surf profissional.

Para quem quiser conferir uma análise mais detalhada das baterias do campeonato sugiro acessar o SurfOnLine, ou as impressões do Máurio Borges no Alohapaziada. Fotos: Jadson comemora a vitória, vista geral da Vila (arquivo pessoal) Jadson na onda - ASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails